Kia Sportage>>
Controles e recepções de operação>>
Recepções de operação e sistemas auxiliares>>
Características de operação dos carros equipados de câmbio automático (АТ)
Características de operação dos carros equipados de câmbio automático (АТ)
Em carros considerados na gestão presente estabelece-se АТ de 4 passos com o controle eletrônico. O selecionador na ALAVANCA localiza-se na parte de fundo do consolo central.
Selecionador em alavanca, princípio de comutação de modos
A conclusão da alavanca do selecionador da posição P pode fazer-se só na ignição incluída, o apertado fora o pedal de um freio de pé e o botão comprimido da remoção da fixação.
|
Não é necessário aumentar voltas de motor no modo escolhido do avanço ou atrás e o pedal comprimido de um freio. A comutação da transmissão da posição N / P em posições de trabalho deve fazer-se em voltas únicas do motor, - guardam um pedal de um freio de pé do comprimido! |
Indicadores de posição de selecionador em
A alavanca do selecionador de variedades da transmissão pode estar em uma de seis posições fixas.
|
Emergência разблокирование a alavanca de selecionador em posição P. |
Na estrutura de uma combinação de dispositivos dos modelos equipados do câmbio automático as lâmpadas de exposição adicionais que permitem o motorista constroem-se nele é fácil supervisar a posição do selecionador de variedades АТ (a Seção que a Combinação de dispositivos, medindo instrumentos, lâmpadas de controle e indicadores leves vê).
Nomeação de posições da alavanca de selecionador em
|
A partida de motor é só possível em posições P e N a alavanca. Se a parada do carro se fizer, quando АТ está em uma de variedades de movimento (D, 2, L, R, ou N), é necessário lançar completamente um pedal de gás e apertar fora um pedal de um freio de pé, ou ao galo um freio pôr. |
|
Enquanto traduzir a alavanca do selecionador da posição N em alguma de posições de movimento necessariamente aperta fora um pedal de um freio de pé. |
Posição Р
|
Antes de uma saída do carro não esquecem de levantar um freio pôr também. |
|
A extração de uma chave da fechadura de ignição fica possível só depois da transferência da alavanca do selecionador na posição Р. |
Nesta posição da alavanca do bloqueio de selecionador da transmissão e condução do carro rodas faz-se. A transferência de transmissão no estacionamento de posição deve fazer-se só depois de uma parada cheia do carro.
|
O movimento da alavanca do selecionador à posição P durante o movimento leva ao bloqueio da condução de rodas, e também se inter-relaciona ao risco de danos internos sérios da transmissão! |
Para uma conclusão da transmissão da posição Р ele é necessário apertar fora um pedal de um freio de pé e apertar o botão da remoção de concentrar-se na alavanca.
Posição R
A posição dada da alavanca do selecionador em usa-se para o movimento por um apoio.
|
A transmissão que liga pela posição R durante o avanço inter-relaciona-se ao risco de danos internos sérios! Se o apoio não se junta depois de uma parada cheia do carro, aperta fora um pedal de freio e lentamente move a alavanca de selecionador no início para a posição N, então na posição R. |
Posição N
Na posição dada os АТ de uma roda e transmissão também não se bloqueiam o carro que é possível mover livremente, um método качения em qualquer posição de uma caixa de distribuição.
Use a posição N no lançamento do motor em movimento arruinado, e também em paradas curtas do carro com o motor de trabalho. Se houver uma necessidade de uma saída do carro, não esqueça de traduzir preliminar a alavanca para a posição Р.
Em uma conclusão da alavanca da posição os N não esquecem de apertar fora um pedal de um freio de pé.
Posição D
A posição dada usa-se na maioria dos casos no momento do movimento nas condições de não ciclo de cidade carregado e em estradas. Na posição de dado a variedade cheia da comutação de transferências avançadas com a manutenção de uma capacidade/despesa de paridade ótima do combustível usa-se, e em situações correspondentes o modo da frenagem pelo motor automaticamente junta-se.
|
Para fins da melhora da eficiência do regresso de não o motor aquecido que liga АТ 4a transferência na temperatura de um líquido que esfria mais baixo 70С bloqueia-se. |
Espremer de um pedal de gás com a superação de um ponto da resistência leva à ativação de modo kickdown, levando à comutação automática da transmissão em uma engrenagem que sobe a colina para fins do aumento приемистости, por exemplo no momento do ultrapassamento.
Posição 2
Na posição de dado a variedade de switchings automáticos da transmissão limita-se por 1as e 2as transferências.
Recomenda-se para a seleção большей à capacidade no momento do movimento para cima, e também para frear pelo motor em descidas. Além disso, no modo dado a probabilidade de prodeslizamento de rodas em um caminho escorregadio que cobre reduções. Ligar da 2a transferência no 1o ocorre na velocidade do movimento em baixo de 43 km/h. O limite superior da velocidade do movimento no modo dado faz 60 km/h.
|
O excesso da restrição superior de um modo de alta velocidade inter-relaciona-se ao risco da saída АТ fora da operação em consequência de superaquecer! |
Posição L
O modo dado recomenda-se a usar no momento do reboque de cargas pesadas ou movimento em uma encosta íngreme. O limite superior da velocidade do movimento no modo L faz 35 km/h.
|
O excesso da restrição superior de um modo de alta velocidade inter-relaciona-se ao risco da saída АТ fora da operação em consequência de superaquecer! |
O modo de inverno (MANTÉM-SE)
|
No momento da condução com o uso do modo MANTÊM-SE não excedem tanto quanto possível o valor admissível de voltas do motor! |
MANTENHA-SE é em verdade um modo de inverno e recomenda-se usar em uma partida do movimento em uma cobertura de caminho escorregadia, e também para frear pelo motor em descidas abruptas.
A ativação do modo MANTÉM-SE leva à modificação do algoritmo de uma modificação de engrenagem no momento do movimento na posição D a alavanca de selecionador, - a variedade de switchings vai se limitar por duas transferências: 2 e 3, isto é, трогание o carro de um lugar vai se fazer da segunda transferência com o acendimento subsequente 3o.
|
A ativação do modo MANTÉM-SE em posições 2, L e R a alavanca não influi de nenhum modo no algoritmo de switchings АТ. |
O botão da inclusão de um modo está na maçaneta da alavanca do selecionador diretamente abaixo do botão maior da remoção da fixação. A utilidade da ativação de um modo resulta ser a inclusão verdadeira construída em um lado canhoto de uma combinação de dispositivos do indicador leve (a Seção que a Combinação de dispositivos, medindo instrumentos, lâmpadas de controle e indicadores leves vê). A comutação de modo - de faz-se por meio do mesmo botão, - o indicador deve sair.
|
A transição do indicador alarmante do modo MANTÉM-SE em um modo ardente é um sinal do mau funcionamento da transmissão, - dirigem em CENTENA de companhias KIA! |
Modo de esportes (PODER)
O comutador do modo de esportes АТ localiza-se na lista de dispositivos, para a direita de uma coluna de direção (ver despiu Controles e o equipamento de salão).
No momento da condução normal do modo de esportes deve desconectar-se, - assim a modificação de engrenagem vai se fazer no algoritmo que fornece a economia máxima do combustível (posição ЕСО do comutador de botão elétrico).
A ativação de um modo de esportes (posição ACIONAM o comutador) é só possível em posições D 2 ou L a alavanca de selecionador, e em dois casos últimos o algoritmo de switchings de uma caixa não se modificará. Na posição D a ativação de alavanca do PODER de modo leva a um atraso da comutação da transmissão no levantamento de transferências, isto é, a comutação ocorrerá em voltas mais altas do motor que fornece a melhor dinâmica do carro.
|
A ativação do modo MANTÉM-SE leva à comutação automática - do PODER de modo. |
Bloqueio de switchings e conclusão de emergência da alavanca do selecionador de posição P
|
A extração de uma chave da fechadura de ignição é só possível na posição Р da alavanca de selecionador da transmissão. |
Para fins da segurança do motorista e passageiros АТ ele equipa-se pelo sistema da possibilidade de prevenção de bloqueio de uma conclusão da alavanca do selecionador da posição P no pedal lançado de um freio de pé.
Aperte fora um pedal de um freio de pé, comece a ignição de motor/incluir, então (sem lançar um pedal) apertam o botão da remoção de concentrar-se na maçaneta e traduzem a alavanca para a posição exigida.
|
Se algumas vezes sucessivamente apertar e lançar um pedal de freio no estacionamento de posição da transmissão, no campo da alavanca de selecionador pode haver um barulho que não é um sinal do mau funcionamento e não deve causar a inquietude. |
Na recusa da remoção de bloquear (para deduzir a alavanca da posição Р pelo caminho normal não é possível) funcionam como se segue:
Tendo enganchado uma chave de fenda, retire заглушку de uma emergência de abertura разблокирования, na lista de revestimento da alavanca, para a direita do último, inserção nesta abertura a chave de ignição e continue ele para baixo (ver uma ilustração); Aperte o botão da remoção da fixação e deduza a alavanca do selecionador da posição P; Endereço em CENTENA de companhias KIA de definição e eliminação de uma causa de defeito.