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Sistema de autodiagnóstica de bordo (OBD) - a informação geral

A descrição geral

O problema de qualquer sistema de bordo da autodiagnóstica (OBD) é revelador de recusas e infrações do funcionamento de abaixo de sistemas de controle com a entrada na memória do processador de códigos diagnósticos correspondentes (DTC) e a notificação do motorista sobre o fato de infração (normalmente por meio do construído em em uma combinação de dispositivos de uma lâmpada de controle de recusas MIL / Investigam o motor).

Além do código DTC na memória ECM também fixa-se os parametros de trabalho atuais do motor no momento da revelação de infração.

No momento da infração da utilidade do funcionamento das medidas de informação que tomam parte no processo administrativo pelo motor, ECM pode fazer a comutação de sistemas na operação de emergência. A base os parametros de trabalho que fornecem o trabalho adequado do motor ativam-se assim (algum pseudosinal absoluto da medida defeituosa se finge diretamente pelo módulo de gestão), contudo com a redução inevitável na eficiência do seu regresso e aumento na despesa do combustível, - o carro deve expelir-se em uma oficina de reparos do carro para fins de revelação e eliminação de causas de um fracasso.

O sistema estrutura de OBD inclui alguns a monitorização de criação de dispositivos diagnóstica de parametros separados de sistemas de redução da toxicidade e fixação de recusas reveladas na memória do processador de bordo na forma de códigos individuais de maus funcionamentos. O sistema também realiza o controle de calibradores e mecanismos de acionamento, supervisa ciclos operacionais de um veículo, fornece a possibilidade de congelação de parametros e clareira do bloco da memória.

Os modelos considerados na gestão presente concluem-se pelo sistema da diagnóstica de bordo da segunda geração de SAE padrão (OBD II). O elemento Básico de qualquer sistema OBD é o processador de bordo, mais muitas vezes denominado o módulo eletrônico da gestão (ECM). ECM é um cérebro de um sistema de controle do motor. Os dados iniciais, e também transmitem recusas OBD registradas e as infrações chegam ao módulo de várias medidas de informação e outros componentes eletrônicos (comutadores, o revezamento etc.). Os códigos dos maus funcionamentos registrados fixam-se na memória do processador.

Em módulos da gestão de função de modelos diesel da autodiagnóstica com um feedback fornece-se, permitindo minimizar o efeito de erros do equipamento principal de entrada e caminhos de objetivo ECM.

Princípio da organização de função de autodiagnóstica ECM em modelos diesel

A leitura de dados da memória do processador que OBD se faz por meio do scanner especial (datilografam o OI-EXAME), leitura de um banco de dados unido a uma tomada diagnóstica de 20 contatos (DLC), concentrou-se no caso de purificador de ar na esquina traseira esquerda de um compartimento impelente, - um mais DLC de 16 contatos padrão OBD II estabelece-se no salão do carro na esquerda abaixo da lista de dispositivos.

As tomadas diagnósticas DLC permitem fazer a leitura de códigos de maus funcionamentos por meio do scanner especial

1 — Base
2 — base Alarmante
3 — Função de diagnóstica de bordo
4 — Pressão da bateria (em +)

No serviço de componentes de sistemas de controle pelo motor/redução da toxicidade dos gases cumpridos os certificados de garantia especiais com o período prolongado da validade estendem-se. Não é necessário empreender tentativas da realização independente da diagnóstica de problema ECM ou a substituição de componentes do sistema, a uma saída de termos das obrigações dadas, - dirigem a peritos de oficinas de reparos dos carros firmes da companhia KIA.

Dados sobre dispositivos diagnósticos

O controle da utilidade do funcionamento de componentes de sistemas de controle pelo motor e redução na toxicidade dos gases cumpridos pode realizar-se por meio de um instrumento de medir digital universal (multímetro). Uso de um instrumento de medir digital preferivelmente por várias razões. Em primeiro lugar, em dispositivos análogos é bastante difícil (de vez em quando, é impossível), para definir o resultado da indicação a dentro das 100as ações e mil de ações enquanto durante a inspeção dos contornos inclusive nos componentes eletrônicos de estrutura, tal exatidão empreende a significação especial. O segundo, a razão que o fato não é menos importante que o contorno interno de um multímetro digital, tem a bastante alta impedância (a resistência interna do dispositivo faz 10 МОм). Como o voltômetro une-se a uma cadeia verificada em paralela, exatidão da medição por isto em cima, do que a mais pequena corrente parasítica passará de fato pelo dispositivo. O fator dado não é essencial no momento da medição acerca de altos valores da pressão (9 12), contudo lá define na diagnóstica de elementos que distribuem sinais de baixa tensão, tal, como, por exemplo, uma ljambda-tenta onde é uma pergunta da medição de ações do volt.

Use na diagnóstica de sistemas considerados de um multímetro digital com uma alta impedância essencialmente levanta a exatidão das medições feitas em uma variedade de baixa tensão.

A paralela que controla de parametros de sinais, resistência e pressão em todas as cadeias da gestão pode fazer-se por meio de um fendedor unido constantemente a uma tomada do módulo da gestão (ECM). A medição de parametros de sinais no fendedor liga vários modos do funcionamento do motor permite definir uma condição atual do último e revelar realizando-se infrações.

Na diagnóstica de sistemas de controle eletrônico pelo motor, transmissão, ABS e senhores os scanners especiais do SAE padrão (GST) que assuntos de OI-EXAME de scanner de número também se aplicam. Muitos scanners SAE da segunda geração (OBD II) são de uso múltiplo à custa da possibilidade da instalação de cartuchos substituíveis dependendo do modelo do carro diagnosticado (Ford, GM, Chrysler, etc.), outros aderem-se a exigências das autoridades regionais e destinam-se para o uso em certas áreas do mundo (a Europa, a Ásia, os EUA etc.). A conexão de scanner faz-se a DLC de bordo.

O caminho alternativo da leitura de dados OBD é conexão ao sistema do computador pessoal equipado de um fio especial e equipado do software OBD.

A informação mais detalhada à leitura de dados por meio de scanners pode aprender-se em sítios www.obdii.com, www.obd-2.com e www.obd-2.de.

O adaptador universal K-L-Line (www.autoelectric.ru) serve para a coordenação de sinais do porto RS-232 e interfaces OIS 9141 (K-linha) e ALDL. Vários fios podem unir-se a tomadas de adaptador, permitindo fazer a leitura de dados OBD de carros de várias marcas. Os comutadores fornecidos no adaptador e elementos de indicação permitem escolher modos operacionais necessários e aproximadamente estimar a qualidade do funcionamento de linhas de objetivo. Deste modo, a luminescência de um díodo de emissão de luz verde com a L-linha de marcas testemunha à conexão da linha L com o peso do carro. A ativação de um díodo de emissão de luz vermelho com a К-linha de marcas confirma-se sobre a presença em uma linha a por cima de uma situação atual do tempo do alto potencial. No momento da comunicação estabelecida com o sistema OBD do carro a cintilação de indicadores pode ser imperceptível para um olho em vista da alta velocidade da troca de dados. A conexão ao computador faz-se diretamente em um porto do PEIXE-GATO de 25 contatos ou em um porto do PEIXE-GATO de 9 contatos por meio do fio RS232 transitivo 25-9.

Adaptador universal K-L-Line.

Alguns leitores de entrada além de operações diagnósticas habituais permitem na conexão ao computador pessoal fazer распечатывание guardado na memória do módulo da gestão de esquemas básicos de vário equipamento (se aqueles se instalarem ECM), para programar sistema que se antiarrasta e blocos da gestão de vários dispositivos do carro, e também em tempo real observar sinais em cadeias elétricas do carro.

Leitura de códigos DTC

A informação mais detalhada na leitura de códigos de maus funcionamentos conduz-se no guia do usuário do scanner. A lista de códigos de maus funcionamentos leva-se em Especificações ao Chefe do sistema de provisão de Poder, gestão do motor/redução de toxicidade dos gases cumpridos e lançamento dos gases cumpridos.


 ORDEM DE REALIZAÇÃO

    Una o OI-EXAME de leitor de entrada a algum de DLC. Comece o motor. Agindo segundo as instruções aplicadas no scanner, faça a leitura fez entrar a memória do processador OBD de códigos DTC de 5 dígitos. A lista de códigos separados vê em Especificações do Chefe do sistema de provisão de Poder, gestão do motor/redução de toxicidade dos gases cumpridos e lançamento dos gases cumpridos. Faça o reparo regenerativo correspondente, a memória logo clara do processador.

Clareira de memória de sistema de autodiagnóstica

Alternativamente a clareira da memória do processador OBD II pode fazer-se por meio do scanner unido a DLC.


 ORDEM DE REALIZAÇÃO

    Durante algum tempo mais de 20 segundos desconectam um arame negativo da bateria. Depois da conexão de bateria unem o leitor de entrada a DLC e incluem a ignição. Comece o motor e permita-lhe trabalhar uma ordem de três minutos com voltas 2000 dentro de um minuto. Assegure-se da ausência na memória do processador de códigos de maus funcionamentos (DTC). Em caso da necessidade fazem o reparo regenerativo correspondente e o procedimento repetido da clareira da memória.

Conexão do computador pessoal a sistema de bordo de autodiagnóstica OBD II por meio do controlador de interface BR16F84-1.0 de acordo com relatórios de padrões SAE (PWM e VPW) e OIS 9141-2

O controlador não é conexões destinadas a sistemas de bordo da autodiagnóstica da primeira geração (OBD I)!

VPW padrão responde-se com modelos da manufatura da GM de companhia, PWM - Ford, OIS 9141-2 - os modelos asiáticos e europeus.

Os dados gerais

O esquema da organização de PC de conexão a tomada diagnóstica DLC de sistema de bordo de autodiagnóstica OBD II por meio de controlador BR16F84-1.0

O dispositivo considerado representa o microcontrolador executado na tecnologia КМОП (CMOS). O dispositivo desempenha um papel do scanner elementar e destina-se para ler de códigos diagnósticos e os dados do sistema OBD II (voltas de motor, temperatura de um líquido que esfria e absorveu o ar, carregando características, a despesa de ar que chega ao motor, etc.) dentro dos limites da especificação J1979 de SAE padrão pelo pneumático de qualquer execução (PWM, VPW e OIS 9141-2).

Destino principal

Ao computador é bastante para a conexão 3-zhilnogo um arame, a conexão a uma tomada diagnóstica executa-se 6-zhilnym por um arame. A pressão de uma comida afasta o controlador pela tomada diagnóstica de 16 contatos OBD.

Recomendações sobre aplicação

Para a conexão de dispositivo ao carro do que 1,2 m que tem o valor especial no momento do uso do relatório PWM pode usar-se неэкранированный um fio, comprimento não mais. No momento do uso de cabo большей comprimentos é necessário reduzir a resistência de resistores em uma entrada de dispositivo (R8 e R9 ou R15). No momento do uso экранированного um fio, a tela deve desconectar-se para fins da redução de capacidade.

O fio da conexão a um computador porto serial também pode ser неэкранированным. O dispositivo de maneira estável funciona com um fio no comprimento a 9 m. Em muito большей ao comprimento de um fio é necessário usar коммуникатор RS 232 mais potente.

A topologia de conexões elétricas é algum. Na umidade levantada aplicam condensadores de desvio adicionais.

Os princípios gerais de troca de dados

Se o contrário não se estipular especialmente, todos os números resultam-se no 16-richnom um formato (bruxa), - o formato decimal indica-se antes de um dezembro de etiqueta.

A troca de dados vai à conexão consecutiva de três arames sem aplicação инициализационного uma troca de mensagens de escritório (handshaking). O dispositivo escuta o canal na presença de mensagens, realiza ordens aceitas e transfere resultados para o computador pessoal (PC) então imediatamente volta em um modo de escuta. Estabelecer o controlador e os dados que começam com ele organiza-se na forma de uma cadeia de bytes que constantemente vão um após o outro, primeiro dos quais é controle. Normalmente o byte de controle representa o número de 0 até o dia 15 de dezembro (no cálculo decimal) (ou bruxa de 0-f), descrevendo a quantidade de bytes de informação depois além disso. Deste modo, por exemplo, 3-bajtnaja a ordem olhará como se segue: 03 (controlam o byte), o 1o byte, o 2o byte, o 3o byte. O formato semelhante usa-se quanto à entrada em ordens na interrogação do sistema de bordo da autodiagnóstica, e para as mensagens de saída que contêm a informação solicitada. É necessário notar que no byte de controle quatro bits mais jovens só se usam, - os bits seniores reservam-se abaixo de algumas ordens especiais e podem ser PC usado na inicialização da conexão com o controlador e a coordenação do relatório da transmissão de dados, e também o controlador do controle de erros da transferência. Especialmente, em caso de um erro por transferência, o controlador faz a instalação do (MSB) de bit de significação sênior byte de controle na unidade. Pela transferência bem sucedida os quatro bits seniores estabelecem-se em um zero.

Há exceções separadas às regras do uso do byte de controle.

Inicialização do controlador e sistema de bordo de autodiagnóstica

Para começar dados trocam o PC deve fazer a instalação da conexão com o controlador, logo inicializar o controlador e o canal de dados OBD II.

Instalação de conexão

Depois da conexão de controlador ao PC e à tomada diagnóstica OBD a sua inicialização para fins da prevenção dos "atrasos" unidos com o barulho em linhas consecutivas em um caso se a sua conexão dever fazer-se fez-se antes da inclusão de uma comida do controlador. O controle elementar da atividade da interface realiza-se simultaneamente. Em primeiro lugar a bruxa do sinal 20 de uma byte, percebida pelo controlador como uma ordem na instalação de conexão envia-se. Na resposta o controlador em vez do controle envia bruxa de FF de byte única (255 dezembro) e passa em um modo da expectativa da recepção dos dados. Agora o PC pode passar à inicialização do canal dos dados.

O caso no ponto é um de poucos quando o controlador não usa o byte de controle.

Inicialização

Na etapa dada informam a inicialização na qual a troca de dados se fará, e em caso do relatório OIS – a inicialização do sistema de bordo faz-se. A troca de dados faz-se em um de três relatórios: VPW (General Motors), PWM (Ford) e OIS 9141-02 (os fabricantes asiáticos/Europeus).

Há grupo de exceções: assim, por exemplo, na interrogação de alguns modelos de carros Mazda pode usar-se фордовский informam PWM. Assim, no momento da ocorrência de problemas da transferência é necessário em primeiro lugar tentar aproveitar-se de qualquer outro relatório. A escolha de relatório faz-se por transferência da combinação composta do byte de controle 41 bruxa e o seguinte são diretos atrás dele do tipo de definição de byte do relatório: 0 = VPW, 1 = PWM, 2 = OIS 9141. Deste modo, por exemplo, na ordem de 41 02 inicialização de bruxa do relatório OIS 9141 faz-se.

Na resposta o controlador envia o byte de controle e o byte de condição. A instalação que MSB do byte de controle fala sobre a presença dos problemas, o byte de uma condição assim depois dele conterá a informação correspondente. Na inicialização bem sucedida o byte de controle 01 bruxa, especificando isto segue além disso верификационный o byte de condição envia-se. Em caso de relatórios VPW e PWM верификационный o byte representam um eco simples do byte que define o relatório (0 ou 1, consequentemente), na inicialização do relatório OIS 9141 será a chave digital devolvida pelo processador de bordo OBD e definição que de duas versões do relatório ligeiramente diferente um de outro se usará.

A chave digital tem puramente a nomeação de informação. É necessário notar que a inicialização de relatórios VPW e PWM ocorre muito mais rápido como exigências só a transferência da informação correspondente ao controlador. Nos modelos que respondem a OIS padrão, a inicialização ocupa uma ordem de 5 segundos passados para uma troca de informação do controlador com o processador de bordo, feito com uma velocidade 5 бод. É necessário prestar a atenção do leitor que em alguns modelos de carros da família OIS 9.141 inicialização das paradas de relatório, se a interrogação sobre a entrega dos dados não se transfere durante um intervalo de 5 segundos, - disse a meios que o PC deve fazer a entrega automática de interrogações todo o mundo alguns segundos, até em um modo único.

Depois da instalação de conexão e inicialização de relatório a troca de dados regular, composta da chegada de interrogações de PC e respostas distribuídas pelo controlador começa.

Os dados trocam a ordem

O controlador que funciona no momento do uso de relatórios da família OIS 9141-2 e SAE (VPW e PWM) ocorre segundo pequenos vários cenários.

Troca de acordo com relatórios SAE (VPW e PWM)

Durante a troca de dados de acordo com os relatórios dados há um armazenar em buffer só um tiro dos dados que significam a necessidade de uma definição concreta sujeita a regresso de tiro ou captura. Em alguns (raros) casos o processador de bordo pode transferir os pacotes que se compõem mais do que de um tiro. Em tal situação a interrogação deve repetir-se até que todos os tiros de um pacote não se aceitem.

A interrogação sempre se forma como se segue: [Byte de controle], [Interrogação abaixo de SAE padrão], [Número de tiro]. Como já se acima mencionou, o byte de controle normalmente representa o número igual à quantidade cheia de bytes depois dele. A interrogação decifra-se segundo as Especificações SAE J1950 e J1979 e compõe-se de encabeçar (3 bytes), sequência de bytes de informação e byte do controle de um erro (CRC). Notaremos que enquanto a informação contra apresentação se forma na conformidade estrita com Especificações SAE, o consumidor de byte de controle e número de tiro é o controlador de interface.

No fim bem sucedido do procedimento a mensagem recíproca sempre tem o seguinte formato: [Byte de controle], [a Resposta abaixo de SAE padrão]. O byte de controle, bem como antes, define a quantidade de bytes de informação depois dele. A resposta segundo as exigências de SAE padrão compõe-se de encabeçar (3 bytes), uma cadeia de bytes de informação e byte CRC.

No momento do fracasso envia-se 2-bajtnoe a mensagem recíproca: [Byte de controle], [Byte de condição]. Assim na instalação de byte de controle MSB faz-se. Quatro bits mais jovens formam o número 001, declarando que o controle se segue do byte único, - byte de condição. A situação dada bastante muitas vezes pode surgir como as Especificações supõem a possibilidade de uma falta da distribuição o processador de bordo dos dados, e também a transferência dos dados incorretos a um caso quando a interrogação não corresponde apoiada por fabricantes do carro ao padrão. A situação quando os dados necessários se ausentam na memória operativa do processador por cima da situação atual de tempo é também possível. Quando o controlador não recebe a resposta esperada ou obtém os dados danificados, instalação que MSB do byte de controle se faz, e depois do controle o byte de condição destaca-se.

Em choques no pneumático a interface desenvolve o byte único 40 bruxa, que está no byte de controle com o bit mais jovem nulled. A situação semelhante bastante muitas vezes pode surgir no momento do carregamento de um pneumático automobilístico por mensagens de mais alto do que nos dados diagnósticos de uma prioridade, - o computador deve repetir a interrogação inicial.

Troca de acordo com relatórios OIS 9141-2

OIS padrão 9141-2 usa-se pela maioria dos fabricantes asiáticos e europeus de ciências técnicas automobilísticas. A estrutura formou a interrogação de PC um pouco do que se diferencia do usado em padrões SAE, com aquele único uma diferença que o controlador não necessita a informação sobre o número de um tiro e correspondente dado para estar presente a um pacote não deve. Assim, a interrogação sempre se compõe do byte de controle e uma cadeia dos bytes de informação inclusive a soma de controle depois dele. Como a mensagem recíproca o controlador simplesmente retransmite os sinais gerados pelo processador de bordo. O byte de controle na mensagem recíproca ausenta-se, por isso o PC percebe a informação que chega uma corrente contínua até que a cadeia não interrompa uma pausa em 55 milissegundos, informando no fim de um pacote de informação. Assim, a mensagem recíproca pode compor-se de um ou vários tiros segundo as exigências de especificações SAE J1979. O controlador não faz a análise de tiros, não rejeita não tiros diagnósticos etc. O PC deve fazer o próprio processamento de forças dos dados chegam para fins da exarticulação de tiros separados pela análise de encabeçar bytes.

As respostas à maioria de interrogações compõem-se de um tiro único.

Os updatings fazem-se nos controladores de interface de versões últimas

Todos os bytes de informação transferem-se no 16-richnom um formato (bruxa).

O símbolo XX significa o byte incerto, reservado ou neolearnt.

As diferenças básicas do processo da transmissão de dados de acordo com relatórios SAE e OIS 9141, característica dos controladores de interface de versões últimas, e também uma ordem de transmissão de dados de acordo com o relatório OIS 14230 é mais baixa resultaram:

    OIS padrão 9141: o byte de endereço acrescenta-se; Padrão OIS 9141: volte não um, e ambos os bytes-chave (o byte adicional também volta em modos SAE, contudo aqui não se usa) executa-se; o Suporte do relatório OIS 14230 acrescenta-se.

Instalação de conexão

A ordem da instalação da conexão não se modificou:

Envio: 20
Recepção: FF

Escolha de relatório

O relatório sai em como se segue:

VPW:
    Envio:
41, 00
    Recepção:
02, 01, XX
PWM:
    Envio:
41, 01
    Recepção:
02, 01, XX
ASSIM 9141:
    Envio:
42, 02, adr, onde: os adr - dirigem o byte (normalmente 33 bruxa)
    Recepção:
02, К1, К2, onde К1, К2 - bytes-chave OIS
    Ou:
82, XX, XX (um erro de inicialização OIS 9141)
OIS 14230 (inicialização rápida):
    Envio:
46, 03, R1, R2, R3, R4, R5, onde: R1 R5 - a mensagem no começo de interrogação OIS 14230 em instalação de conexão, normalmente R1 R5 = С1, 33, F1, 81, 66
    Recepção:
S1, S2, … … …, onde S1, S2, … … … - a mensagem no começo de resposta OIS 14230 em instalação de conexão

Pode transferir-se constantemente mais de um ECU. Como a resposta o código negativo da resposta pode usar-se.


A resposta afirmativa típica olha como se segue: S1, S2, … …. = 83, F1, 10, С1, Е9, 8F, BD
OIS 14230 (reduzem a velocidade da inicialização): De mesmo modo OIS 9141

A observação e comentários

Se o uso do controlador da transmissão de dados só em alguém se planejar ou a dois de relatórios, os componentes supérfluos podem excluir-se. Por exemplo, na organização de esquema de acordo com o relatório VPW (GM) em um arame da conexão do controlador ao carro três veias de electroconducting (a tomada 16, 5 e 2) só necessitar-se.

Se o relatório PWM não se usa, elementos R4, R6, R7, R8, R9, R10, Т1, Т2 e D1 pode excluir-se.

Na recusa de uma troca de acordo com o relatório os elementos de OIS são sujeitos a uma exceção: R15, R16, R17, R18, R19, R21, Т4 e Т5.

A recusa do uso do relatório VPW permite excluir seguintes elementos: R13, R14, R23, R24, D2, D3 e Т3.

Os resistores de Ugolno-filme com a admissão de 5 por cento da resistência aplicam-se.

Preste atenção à ausência do botão da reiniciação de emergência (RECOMPOSIÇÃO), - em caso da necessidade que tal reiniciação pode fazer-se por um desinteresse do controlador de uma tomada automobilística (a reiniciação do processador de interface ocorrerá automaticamente). O reinício de software no PC leva à inicialização repetida da interface.