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A informação geral e medidas de segurança
A informação geral e medidas de segurança
A informação geral
Sistema de freios baseado
Em carros KIA Sportage o sistema de freios hidráulico dois-planimetric baseado padrão com a fortificação de vácuo usa-se. Na recusa de algum de contornos (por exemplo em consequência da infração de caça hermética) o segundo continua funcionando em um modo normal, fornecendo a frenagem adequada de um veículo. As rodas avançadas equipam-se por mecanismos de freio com discos ventilados, atrás - mecanismos de tipo do tambor. Além disso o regulador da válvula proporcional da pressão que fornece a atualização dinâmica do esforço de frear de rodas traseiras segundo a modificação do carregamento em um eixo traseiro do carro constrói-se em um contorno de um passeio de mecanismos de freio traseiros. A alavanca põe-se o freio tem тросовый mecânico um passeio unido a mecanismos de freio de rodas traseiras do carro.
O esquema da organização de sistema de freios baseado de carros KIA Sportage
A pressão de um líquido em ambos os contornos cria-se tendo тандемную um desenho pelo cilindro de freio principal (ГТЦ). A ativação ГТЦ ocorre no momento de espremer de um pedal de um freio de pé. Em consequência do aumento da pressão hidráulica em contornos de trabalho de pistões de sistema de freios da roda os cilindros apertam-se fora de cilindros, fornecendo a prensagem de kolodok/boots de atrito para frear discos / para superfícies de trabalho de tambores de assembleias de roda.
O tanque com um líquido de freio concentra-se principal o cilindro de freio (ГТЦ) e provê um corpo de trabalho a todos hidráulicos um caminho do sistema de freios.
Em modelos de gasolina o ampliador de freio acumula uma parte da depressão criada no oleoduto de entrada do motor. Em modelos diesel, em vista da ausência de tal fonte de depressão, a bomba de vácuo especial usa-se. Em caso da necessidade a válvula especial fornece a conexão de uma fonte correspondente de depressão, que provê daquela fortificação da influência desenvolvida por um pedal de um freio de pé.
Sistemas eletrônicos de antibloqueio de freios (ABS) e distribuições de forças de freio (EBD)
ABS
Nos transportes equipados do sistema de freios baseado agudo espremer de um pedal de um freio de pé leva ao bloqueio de rodas. A união de um protetor com uma cobertura de caminho quebra-se assim e o carro pode ir юзом, perdendo controllability. O sistema do antibloqueio de freios (ABS) previne o bloqueio prematuro de rodas, a velocidade continuamente operacional da sua rotação durante a frenagem à custa de modulações da pressão de um líquido hidráulico em cada um de mecanismos de freio.
Em um conjunto completo de modelos separados KIA o Sportage entra em MGH 10 de tipo de ABS de 4 canais com três medidas de roda e o electropump equipado o bloco elektronno-hidráulico da gestão.
O esquema da organização de sistema de antibloqueio de freios de carros KIA Sportage
As rodas avançadas equipam-se pelas medidas de roda individuais concentrou-se em assembleias de punhos rotativos, - os anéis de engrenagem (os rotores) das medidas plantam-se em assembleias ступичные.
Os detalhes da instalação da roda medem ABS
Para trás meça a frequência de traços de ABS da rotação de uma caixa do diferencial em um redutor de não cortar a ponte. A medida insere-se em картер um redutor e приболчивается para ele, - o rotor agarra-se uma caixa diferencial (a Ordem da desmontagem de um redutor da ponte traseira ver uma ilustração).
O princípio de funcionar ABS explica-se no esquema. O hidromodulador fornece três condições operacionais ABS: um modo de montão de pressão, um modo de dedução de pressão e um modo de entrega.
O esquema básico de funcionar ABS
Princípio de funcionar ABS
Quando ABS não se implica, uma comida em válvulas eletromagnéticas também não se move permanecem nas posições normais, isto é, a licença de válvulas de entrada abriu um contorno que se une ГТЦ com a roda, enquanto os cilindros de roda de canais de bloco finais - o tanque GTTS, prevenindo por meio disso a pressão deposita.
Logo que o ECU receba a informação de alguma de medidas de roda sobre o começo de bloquear rodas/rodas correspondentes, desenvolve uma ordem na transição de hidromodulador em um modo do montão da pressão, depois de provisões de poder de válvulas eletromagnéticas correspondentes, por isso, as válvulas de entrada fecham-se movimento, interrompendo a oferta da pressão de ГТЦ a cilindros de roda, final, ao contrário, montão aberto, que provê da pressão de trabalho em contornos correspondentes.
Quando pressão em quedas de contornos de trabalho ao valor crítico, o ECU fornece o hidromodulador que liga por um modo da dedução pela remoção de uma comida de válvulas finais que voltam na posição normalmente fechada). Assim montão de pressão nas paradas de tanque de sistema.
Quando o ECU decide que o risco do bloqueio de rodas se previne completamente, fornece a remoção de uma comida de todas as válvulas do hidromodulador e o sistema volta em um modo de entrega baseado.
O ciclo descrito repete-se com a frequência de centena de tempos dentro de um segundo a uma parada cheia do carro.
No momento da revelação de mau funcionamento em uma parte elétrica ou hidráulica de um sistema de controle o bloco de gestão (ECU) os sistemas provêem do funcionamento de ABS a sua transição na operação de emergência na qual uma comida de todas as válvulas do hidromodulador atua no filme, e em uma combinação de dispositivos controlam a lâmpada ABS (Controles e as recepções de operação veem a Cabeça) ativa-se. O sistema de freios hidráulico baseado assim continua funcionando em um modo habitual, fornecendo a frenagem adequada do carro. O motorista no momento do movimento em uma cobertura de caminho escorregadia deve observar o extra cuidado.
Sistema EBD
Com uma visão da prevenção do risco da perda do controle sob a gestão em consequência da correnteza no momento do bloqueio prematuro de rodas traseiras em sistemas de freios de um desenho de base a pressão de regulamento de regulador da válvula especial em mecanismos de freio de rodas traseiras dependendo do carregamento em um eixo traseiro do carro usa-se. Assim menos carregamento, a mais pequena pressão afasta atrás cilindros de roda. Por conseguinte, durante a frenagem aguda quando o centro do carro da gravidade se desloca para a frente, o risco do bloqueio de rodas traseiras antes que os vestíbulos fracassem. A falta básica de tal esquema conduz para aumentar em um freio de caminho a redução apreciável na eficiência do funcionamento de freios traseiros.
Vamos notar também que a forma da dependência de curva ideal da pressão em contornos de freios traseiros da pressão em vestíbulos também se define pela individualidade da estrutura de um material de cobertas de atrito do freio kolodok/boots. Assim, realizar a distribuição ótima do freio força mecanicamente não é obviamente possível basicamente.
Uma mais falta da aplicação de reguladores das válvulas é a ausência da possibilidade da organização da notificação do motorista sobre a sua recusa. Por conseguinte, o risco da perda do controle sob a condução no momento da frenagem aguda consideravelmente aumenta.
Uso em sistemas padrão do antibloqueio de freios do bloco elektronno-hidráulico da gestão sugeriu uns desenvolvedores de ideia sobre a possibilidade da organização da monitorização adicional do momento do começo do bloqueio das rodas traseiras, permitindo fazer o montão controlável da pressão em um contorno de freio traseiro com o desvio mínimo da dependência de ideal de curva da distribuição de forças de freio.
O diagrammes comparativo ilustração de distinção em princípios de funcionamento do regulador da válvula e sistema EBD
Assim o princípio da organização da gestão de montão de pressão em mecanismos de freio traseiros é semelhante a um princípio usado em ABS: a comutação de válvulas eletromagnéticas do hidromodulador executa-se abaixo do ECU de controle.
O esquema básico de funcionamento de sistema EBD
O sistema aplicação de EBD permite na medida essencial reduzir o comprimento de um freio caminho e abaixar o esforço necessário para espremer de um pedal de um freio de pé. Além disso, o efeito da redução na eficiência do funcionamento de freios em consequência de um aquecimento de cobertas de atrito колодок rodas avançadas à custa do aumento do regresso de mecanismos de freio traseiros compensa-se.
Uma mais propriedade positiva EBD é a possibilidade da organização da prevenção do motorista sobre uma saída de sistema fora da operação, - a lâmpada de controle padrão do sistema de freios / o levantamento de um freio pôr (Os controles e as recepções de operação veem a Cabeça) usa-se com esta finalidade.
Como no momento do funcionamento de EBD a bomba elétrica do funcionamento de sistema de hidromodulador, na diferença de ABS não se usa, não interrompe até em uma redução de voltagem crítica da bateria de armazenamento. O esquema comparativo do funcionamento de sistemas ABS e EBD apresenta-se na mesa.
Infração
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Sistema
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Lâmpada de controle |
ABS
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EBD
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ABS
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EBD
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Não |
Funções |
Funções |
Выкл |
Выкл |
Recusa de uma de medidas de roda |
Não funciona |
Funções |
Вкл |
Выкл |
Recusa de Electropump |
Não funciona |
Funções |
Вкл |
Выкл |
Redução de voltagem crítica da bateria |
Não funciona |
Funções |
Вкл |
Выкл |
Recusa de várias medidas, recusa de válvulas, ECU de recusa, outras recusas |
Não funciona |
Não funciona |
Вкл |
Вкл |
Procedimento de operações no momento de operação de lâmpada de controle ABS durante o movimento
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Pare o carro, apague o motor e novamente comece-o. Investigue o nível da pressão da bateria de armazenamento, - se o resultado da medição fizer menos de 10,5 em, faça a taxa adicional de bateria.
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Se lâmpada de controle que ABS ilumina em uma partida do movimento e logo daqui a pouco se extingue lentamente, especificar uma redução de voltagem da bateria de armazenamento que então se compensa a conta do começo do funcionamento do gerador. |
Assegure-se da confiança da fixação de dicas de arames em tomadas polares da bateria, em caso da necessidade apertam a fixação. Estenda o carro sobre a terra, retire rodas e investigue uma condição de electroconducting de medidas de roda. A diagnóstica mais detalhada deve executar-se em condições que a CENTENA com a aplicação do equipamento especial para ler escrito na memória do módulo da gestão de códigos de maus funcionamentos (DTC), - enumera DTC o ABS resulta-se as Especificações do Sistema de freios Dianteiro.
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Medidas de segurança
O líquido de freio está entre conexões altamente tóxicas e quimicamente agressivas e no momento do golpe em listas кузовные destrói a cobertura de verniz e uma pintura! O pó de freio desenvolvido no decorrer do freio de processo de uso колодок pode conter insalubre o asbesto de pessoa, - em absoluto não o inalam pela clareira de mecanismos de freio! O trabalho com o sistema de freios exige o asseio especial e a observância exata de instruções. A ausência da experiência necessária é expediente para dirigir-se em CENTENA.
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No momento do movimento em caminhos molhados é necessário apertar periodicamente um pedal de um freio da remoção de uma umidade de discos de freio; |
No decorrer da rotação de uma roda a umidade abaixo da influência da força centrífuga deposita-se de discos de freio, mas há um filme de silício, produtos истирания borracha, lubrificação e outra eficiência de redução de poluição da frenagem! Depois da instalação o novo freio колодок o último deve ganhar-se extra, - tentam evitar a frenagem aguda primeiros 200 km do perseguido realização de substituição! Os mecanismos de freio de disco danificados pela corrosão no momento da frenagem criam o efeito da sacudida que não desaparece na ocasião oportuna, - substituem discos! A sujeira que se queima a um freio superficial колодок leva à formação de sulcos em uma superfície de discos de freio que conduz para diminuir na eficiência da frenagem!