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Sistemas de ventilação, aquecimento e condicionamento aéreo
Sistemas de ventilação, aquecimento e condicionamento aéreo
A informação geral e medidas de segurança
A informação geral
Os trabalhos no serviço de sistema devem executar-se nas condições de uma oficina especializada.
Diagrama de função de sistema típico K/V
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Em absoluto não abra o contorno de trabalho К/В, - no contato com uma pele que o líquido refrigerante pode causar a обморожение! |
O ar submeteu o sistema da ventilação no salão do carro, pode aquecer-se ou esfriar-se dependendo de uma escolha do usuário. O trocador de calor de um aquecedor e evaporador K/V instala-se no salão, abaixo da lista de dispositivos. Toda a corrente de ar submetido ao salão vai para aquecer-se ou esfriar pela mesma cobertura. A temperatura e a velocidade de uma corrente de ar regulam-se por meio de controles localizados no painel de controle.
Princípio de gestão de uma escolha de um modo de temperatura (em um exemplo de um modo de aquecimento intensivo de salão)
A lista dos componentes básicos de sistemas de aquecimento e condicionamento aéreo do salão com a descrição curta da sua nomeação e princípios funcionam é mais baixa resultou.
O revezamento operacional de comutação - de К/В
O revezamento dado executa um papel do comutador elétrico que fecha uma cadeia da união do compressor K/V. No momento da realização na temperatura de um líquido que esfria de algum valor crítico o módulo de gestão de motor (ECM) desenvolve uma ordem especial segundo a qual o revezamento dado faz a comutação aérea central - de. A comutação obrigatória de cinco segundos - do compressor K/V pode iniciar-se também pelo módulo de gestão na partida de motor, e também em um modo da dispersão lenta. O revezamento está entre componentes substituídos.
O torcedor de forçamento
À custa da rotação крыльчатки o ar de torcedor de forçamento que dá em uma entrada do trocador de calor de evaporador K/V além disso submetido ao salão do carro segundo as instalações escolhidas pelo operador (com пропусканием preliminar pelo trocador de calor de aquecedor ou dá volta ao último) fornece-se.
O electromotor de um passeio do torcedor de forçamento
A escolha de um modo de alta velocidade do electromotor executa-se pelo operador do funcionamento de painel de controle de sistemas de aquecer/arejar-se o condicionamento. Na maçaneta operacional virada na posição DA cadeia da base do electromotor permanece aberto e o torcedor não funciona. Na primeira (LO) posição da força de maçaneta de uma corrente submetida no electromotor limita-se a três resistores da assembleia resistente especial, por conseguinte, крыльчатка o torcedor faz girar em низкоскоростном um modo. A nova comutação entre modos М1, М2 e OI fornece a redução gradual na resistência da assembleia resistente com o aumento correspondente da velocidade da rotação крыльчатки.
O compressor
O compressor fornece o movimento de líquido refrigerante em um caminho de refrigerador de um ar central de ar. O compressor localiza-se na esquerda no bloco do motor e põe-se na ação por uma transmissão por correia de uma roldana de um cabo dobrado do último (pelo diretor-gerente муфту uniões). O compressor elementos Básicos é de fato o nó de distribuição de nó de compressor, o diretor-gerente муфта uniões e приводной uma roldana.
Муфта uniões de compressor
Муфта as uniões К/В servem do mecanismo executivo a ativação operacional do compressor. O Муфта é magnético e fornece a ativação/desativação do compressor na ordem do operador do comutador no painel de controle, e também segundo as ordens especiais desenvolvidas em certas condições pelo módulo da gestão de motor (ECM). A união de Муфта do compressor está entre componentes que pode ser mantido e substituídos.
O condensador
O condensador estabelece-se à frente de um radiador do sistema do esfriamento e é o trocador de calor líquido pelo ar que fornece remoção de calor de um corpo de trabalho (o líquido refrigerante) de um caminho de refrigerador de um ar central. A intensidade do funcionamento do condensador fornece-se para a conta прокачивания pelo trocador de calor de ar adicional conseguido pelo torcedor especial. O condensador também está entre componentes que pode ser mantido e substituídos.
O torcedor de condensador
O torcedor fornece a seleção adequada do calor do condensador de um líquido refrigerante bombeado pelo trocador de calor até no carro imóvel quando a corrente corrente de ar completamente se ausenta. Uma comida em приводной o torcedor electromotor move-se pelo revezamento operacional especial.
Evaporador
Evaporador K/V coloca-se no general com o ventilador de forçamento e o revezamento operacional da comutação - de К/В uma cobertura. Evaporador compõe-se de trabalhar em um princípio, um princípio de regresso do funcionamento de um radiador do sistema do esfriamento, o trocador de calor e a larga válvula.
O trocador de calor de evaporador
Vindo a evaporador um líquido refrigerante ferve, intensivamente selecionando o calor do ar banido pelo trocador de calor pelo torcedor de forçamento. O esfriamento agudo de uma corrente aérea acompanha-se pela condensação a uma umidade que contém nele. O condensado retira-se em chapas de trocador de calor, de onde então leva-se em um caminho de drenagem. Assim, evaporador, além da função que esfria, também desempenha um papel de desumidificador. O trocador de calor está entre componentes que pode ser mantido e substituídos.
A larga válvula
A válvula fornece a expansão адиабатическое que está em uma fase de um líquido de uma alta pressão de um líquido refrigerante no momento do seu golpe em evaporador. Tal expansão apreciativamente levanta a intensidade de um caminho que conduz o calor do ar banido pelo trocador de calor. Simultaneamente a válvula executa o controle da despesa do líquido refrigerante que chega a evaporador, permitindo evitar заливания o trocador de calor.
O motorista do servomecanismo заслонки um ar introduz-se
No momento da ativação pelo operador de um modo da circulação aérea do painel de controle o servomotor especial fornece a deslocação do diretor-gerente заслонки, dando o bloqueio de um caminho no salão de ar puro. A ativação de tal modo permite evitar a penetração no carro de ar que cheira mal, e também executar o esfriamento intensivo do salão enchido do ar, aquecido por raios solares diretos durante um estacionamento do carro.
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O modo de circulação deve ativar-se só para o tempo insignificante como o ar repetidamente banido em um ciclo fechado rapidamente fica furtado. |
Aquecedor
O ar seco em evaporador bane-se pelo trocador de calor de aquecedor. O ar se aquecer executa-se à custa da seleção do calor da transportadora do calor quente do sistema do esfriamento do motor banido pelo trocador de calor. A escolha de um modo de temperatura executa-se pelo operador pela rotação da maçaneta correspondente posição operacional que se mistura заслонки, regulando a despesa de ar banido por um aquecedor.
Unir mangueiras e linhas de um caminho de refrigerador
A conexão os elementos entre eles de trabalho do sistema K/V executa-se por meio do complexo inteiro de mangueiras flexíveis e as linhas metálicas usadas, consequentemente, em низконапорном e os contornos высоконапорном do caminho de trabalho de um ar central. As linhas da comunicação de um caminho de refrigerador estão entre componentes substituídos.
Desumidificador do receptor
O desumidificador do receptor localiza-se em uma saída do condensador e executa a acumulação de um líquido refrigerante líquido e a remoção de um presente de umidade nele. Além disso, o corpo de trabalho seco chega a evaporador.
Uniões de serviço
O equipamento de uns portos de serviço de caminho de refrigerador permite executar uma descarga e sistema ginástica de K/V. A união de serviço de um contorno de uma alta pressão constrói-se na linha metálica da comunicação deixando um desumidificador do receptor. O Низконапорный a união de serviço inclui-se em uma parte da mangueira flexível que une uma linha restituível de evaporador com o compressor.
A segurança mede no serviço de componentes de um ar central
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O caminho de trabalho do sistema K/V é abaixo da pressão! Não tente a disunite nenhum штуцерные uma tomada ou retirar componentes separados sem uma descarga preliminar do sistema nas condições de uma oficina especializada. Como um corpo de trabalho no sistema o líquido refrigerante do tipo R134a usa-se, - asseguram-se que na estação há um equipamento necessário, conveniente para o uso no serviço dos ares centrais que trabalham em um líquido refrigerante do tipo dado. Em рассоединении штуцерных as tomadas do caminho de refrigerador necessariamente põem olhos arregalados! |
O serviço aéreo central deve fazer-se só por forças de peritos especialmente preparados treinados em métodos de trabalho seguros, com a aplicação do equipamento apropriado com a observância de regras do depressurization informado com recepções da reunião e ordem do armazenamento de um líquido refrigerante automobilístico.
O líquido refrigerante R134a largamente usado agora, é muito menos agressivo, do que aplicado antes R12. No entanto, permanece arriscado para a saúde, - motivação de queimaduras no momento do golpe em olhos e em sítios abertos de um corpo. Embora o líquido refrigerante R134а não é tóxico, os seus vapores na inalação possa causar uma asma - em absoluto não fazem um sistema descarregar em casa. Lembre-se de que o par de um líquido refrigerante é mais pesado do que o ar, - tenta não entrar no tempo de uma descarga do sistema em um buraco de observação; no Contato de vapores de um líquido refrigerante a uma chama aberta o gás venenoso que, misturando em certa proporção com o ar se aloca, pode tornar-se o explosivo. A inalação a vapor de líquido refrigerante pelo cigarro iluminado pode levar à maior parte de consequências imprevisíveis; não suponha que o líquido refrigerante bateu na atmosfera. Diferentemente do líquido refrigerante R12 R134а não causa a destruição de camada de ozônio, contudo fomenta o desenvolvimento de efeito de canteiro para mudas na atmosfera; No sistema K/V os elementos de caça feitos de um material especial, destinado para o trabalho com um líquido refrigerante do tipo concreto (para R134а - cor verde) usam-se. Para fins da prevenção do golpe casual em um caminho de trabalho de um líquido refrigerante não que o tipo no sistema que reabastece bocais transitivos especiais se usa; descarga de sistema é necessário executar na CENTENA firme de KIA; Antes de transportar fora de qualquer trabalho unido com o aquecimento de qualquer nó do carro (soldagem, a solda, secagem depois da pintura, etc.), sistema K/V deve descarregar-se. A necessidade de uma descarga de sistema também surge no momento da realização do serviço dos seus componentes; no Serviço de componentes do sistema K/V necessariamente põem olhos arregalados; no Líquido refrigerante batido em uma pele ou em olhos não socam o lugar assombrado, - imediatamente lavam fora a sua quantidade abundante de água fria, logo dirigem-se à ajuda médica; O líquido refrigerante está em um novo cilindro abaixo da pressão. Guarde um cilindro na temperatura não em cima 50С! Tente não deixar um cilindro da altura e não supor outras situações que podem levar ao seu dano; o Serviço de componentes do sistema pelo qual K/V deve passar-se na premissa bem arejada, - o líquido refrigerante diferencia-se alto летучестью e a congestão dos seus vapores são capazes para resultar à dificuldade da respiração; em absoluto não faça a prolimpeza do condensador ou evaporador por meio do vapor de água, - aplicam a este objetivo só água fria ou ar comprimido!